Hoje acordei antes das 7 da matina com dores nas costas... me fez pensar no que está acontecendo com meu corpo.
Lembro-me de quando criança estudava no período da manhã (entrava às 7hs) e logicamente detestava isto. A caminho da escola, com o pior dos humores do mundo, ficava puto aos ver aqueles aposentados lavando suas calçadas, regando suas flores ou simplesmente sentados às portas de suas casas. Pensava comigo mesmo: "Oh gente mais doida, nesta idade com certeza estarei dormindo".
Não precisei chegar à terceira idade pra descobrir o porquê. Há algum tempo tenho notado que não consigo ficar na cama mais do que 7hs, portanto se for dormir por volta da meia noite fatalmente acordarei antes das 8 da manhã. Parece que tem espinhos na cama: minha coluna dói.
Já fui ao médico, verifiquei o colchão, mas a verdade é que não há nada de errado com eles, mas sim comigo que estou mudando. Nos últimos 3 anos morei em diferentes países, ou seja, dormi em camas diferentes e a situação era a mesma. Não posso dormir mais de 7 horas por noite. É fato!
Sempre ouvi dizer que a vida começa aos 40. Deve ser mesmo, pois uma vez que não consigo dormir muito tenho que procurar algo mais para fazer.
Quando mais jovem, qualquer Tylenol acabava com minhas ocasionais dores de cabeça em questão de minutos. Hoje em dia preciso de 2 comprimidos e o efeito ocorre em algumas horas. Explicação lógica: nosso metabolismo ou o ritmo de nosso corpo muda e com certeza a absorção de medicamentos também sofre mudanças.
Não que me sinta um lixo, pelo contrário, sinto-me mais vivo, ativo e saudável do que nunca mas não há como negar que as coisas estão mudando.
Sempre fui um leitor ativo e nunca precisei de óculos para isso, mas hoje em dia já preciso deles, caso contrário o esforço será muito maior.
Pelo menos nunca tive problemas com colesterol, diabetes, pressão alta e coisas do gênero, portanto, continuo me alimentando à base de muitas gorduras e carboidratos. Talvez seja hora de começar a mudar estes hábitos também, somente para não perder qualidade de vida.
Aliás, nunca fui nenhum rato de academia e sempre me vi às voltas com algum regime e controle de peso. Isto é um problema, pois sou sedentaríssimo e com o passar dos anos meu peso ideal que era de 75 ganhou mais uns 10kg e hoje não me atrevo a subir numa balança. Com certeza já quebrei esta barreira também. Isto é um problema porque certamente sobrepeso pode levar a diabetes e outras coisas e aí a escada só vai pra baixo. Resumindo: preciso voltar para a academia.
Uma coisa positiva é que sinto que meu cérebro começa a funcionar melhor. Já havia lido isto em algum lugar, mas é verdade. Vejo que a capacidade de raciocínio, coordenação e habildade de fazer várias coisas ao mesmo tempo melhorou...
Li por aí que depois dos 40 os homens perdem potência e desejo sexual... Isto ainda não aconteceu... hahaha
Há uma palavra que começa a crescer no universo do homem que chega aos 40: próstata. Mas esta é uma palavra que ainda não entrou no meu dicionário!
Tenho fumado mais e ingerido mais álcool... Merda, isto é foda. Lembro-me que embora nunca tenha sido nenhum fumante inveterado nunca tinha sido possível para mim fumar antes do meio dia. Me dava náuseas, etc. Hoje, acordo pela manhã e a primeira coisa que faço é um café. Pego o cigarro e vou para o computador... Carai, tá errado!
De qualquer forma, o importante é que esteja percebendo as mudanças e me adaptando a elas e naturalmente verificando que certos hábitos devem ser mudados na minha vida, afinal a melhor idade sempre será aquela em que você está dependendo da maneira como vc vive a vida!
Happy 40's