About Me

My photo
Sorocaba, São Paulo, Brazil
I am into: Economy, Politics, photograpy, History, books, magazines, graphic novels, musics, movies, IT, networking, culture, friends, travels, cooking, sex...

Tuesday, November 30, 2010

Bradesco: um mal necessário ou uma desgraça evitável



O Banco Bradesco é um dos quatro maiores bancos privados do Brasil (até 2009 era o maior, antes da fusão entre os bancos Itaú e Unibanco). 

Sempre trabalhei na área Financeira e até 5 anos atrás, quando ainda morava no país, tinha um relacionamento muito próximo ao Bradesco, mas há que se separar as águas: quando você é da área financeira e geralmente responsável por grandes empresas o seu tratamento, na esfera privada, é diferente, uma vez que você é tido como VIP porque querem que você, enquanto pessoa física esteja feliz e com isto traga negócios maiores de sua empresa.

Isto posto, quando deixei o Brasil passei (minha irmã passou, pois era minha procuradora) a ser atendida por outra área do banco... ainda algum tipo de Prime, mas não mais como um VIP, mas uma pessoa física. Nunca esquentei muito a cabeça com isto porque no final das contas estava fora do país, mas a calanga da minha irmã durante este tempo todo teve que tratar por diversas vezes com  diferentes gerentes, esperar, pegar filas (coisa que nunca fiz em um banco), etc...

Fiz duas Previdências Privadas antes de viajar, a princípio com o propósito de garantir uma aposentadoria tranquila, mas que no final das contas acabei diversificando em outros investimentos... Minha escolha, OK? Ninguém tem nada com isto.

No meu último ano no exterior quis resgatar as Previdências, mas não pude porque deveria ser feito pessoalmente através de formulário e não podia ser nem por telefone (ainda que minha irmã tivesse uma procuração com poderes gerais).

Na última vez que estive no Brasil, para evitar problemas fui até o banco e peguei os formulários, assinei e deixei com minha irmã...que em meio há duas crianças, mudanças, etc, acabou perdendo os papéis. Agora, assim que cheguei fui ao banco e pedi os formulários para fazer os resgates, mas me foi dito que agora era somente via fone fácil, com o cartão do banco + cartão de combinação de senhas + uma senha de 4 dígitos...

Ótimo: quando estava fora, queriam o formulário, agora que voltei querem outra coisa... lá foi o cretino cadastrar a tal senha para poder ligar para o suposto Fone Fácil, que de fácil não tem nada, isto sem falar no tempo perdido... Porra, é meu dinheiro... por que complicar tanto?

Hoje, depois de pegar todos os cartões necessários, cadastrar a tal da senha me coloquei à tarefa de ligar para fazer o resgate, aliás, subi até a mesa do meu gerente e telefonei de lá. A ligação caiu duas vezes em meio a todas as senhas e números de conta que digitei e quando estava quase lá, começa o sujeito do outro lado a me explicar que a Previdência é algo para a aposentadoria, me perguntar por que queria resgatar, que poderia fazer resgate parcial para evitar o cancelamento e... a porra da linha caiu...

Lá vai o tonho novamente ligar, digitar todos os números solicitados, ser atendido por outro atendente e ir para toda aquela ladainha novamente.... Caralho, é meu dinheiro, quero que seja resgatado e colocado na minha conta. Não tenho que dar explicações do porquê! Claro que mesmo entendendo que as pessoas do outro lado da linha estavam fazendo seus trabalhos, mas me senti um completo idiota! Detalhe: eram duas aplicações e tive que ir pelo mesmo inútil processo duas vezes.
Isso me custou uma hora do meu dia! Desculpe Bradesco, mas não tenho tempo a perder com coisas estúpidas e desnecessárias!

Agora, os resgates supostamente estão feitos, mas tenho que esperar quatro dias úteis... Obrigado Bradesco... em meu próximo investimento me lembrarei disto!

Ontem quando fui ao Banco para me informar quanto ao que deveria ser feito, twitei que estava frustrado com o Bradesco... em menos de dois segundos recebi um Replay do Banco me perguntando qual era o problema.... Ma Che Cazzo?

Me senti invadido em minha privacidade: quer dizer que ainda por cima as empresas monitoram a internet para saber o que você está falando delas?

É meu direito decidir o que fazer com meu próprio dinheiro, posso lhe garantir que esta foi uma experiência lamentável e a sensação de ser monitorado online pelo Bradesco é algo que não pode ser legal!

Qual o próximo passo?

1 comment:

  1. Marcio, bom dia!
    Sou Marcelo Salgado, gestor da área de interação em redes sociais do Bradesco. Nosso trabalho monitorando, ouvindo e conversando com clientes e não clientes pelo twitter tem o objetivo justamente de participar das conversações. A intenção é detectar algum problema que esteja surgindo ou que não tenha sido resolvido satisfatoriamente em alguma instância e resolvê-lo para o cliente. Também temos um objetivo mais macro, mapeando as pontos críticos e potenciais e apontando às áreas internas melhorias e oportunidades. Esse monitoramento é fantástico para isso e, no final das contas, nossa missão acaba sendo melhorar o Banco para o cliente, na hora e para o futuro.
    Contudo, seu apontamento é relevante. Tomamos o cuidado de não forçar a interação e de manter a privacidade do cliente. Desde o início, no ano passado, estabelecemos a regra de fazer apenas o primeiro contato. O cliente é quem decide se o diálogo continua. Peço desculpas inclusive por "invadir" o espaço de comentários do blog, mas acho que era pertinente apenas para posicioná-lo sobre isso e para dizer que a liberdade de expressão nos interessa muito, porque é o cliente que se manifesta que nos ajuda a corrigir os rumos.
    Sendo assim, não vamos mais fazer intervenções em seus comentários, mas sinta-se à vontade para nos acionar quando precisar! Nosso twitter é @alobradesco, é só mandar um reply (se quiser, siga também o institucional, @bradesco).
    Obrigado!

    ReplyDelete