About Me

My photo
Sorocaba, São Paulo, Brazil
I am into: Economy, Politics, photograpy, History, books, magazines, graphic novels, musics, movies, IT, networking, culture, friends, travels, cooking, sex...

Tuesday, December 28, 2010

O que mudou no Brasil em 5 anos


Quem tem acompanhado meu blog sabe que passei os últimos 5 anos fora do Brasil. Acabei de voltar e estou de certa forma surpreso, para não dizer chocado, com o quanto as coisas estão diferentes por aqui...

A primeira coisa que me chama à atenção é a bonança: Em 2006 (quando ainda estava por aqui) a inflação estava em média 8% aa, hoje em dia está na casa de 1,5% aa. Outro fator importante é o dólar estava na casa dos R$ 2,20 e hoje está em R$ 1,70.. isto é 30% menos e se aliarmos a isto as taxas de juros que eram de 16,5% aa e chegou a menos de 10% aa em 2010 e a taxa de desemprego que era quase 10% x 5,7% hoje, vemos que o cenário para os brasileiros é dos mais positivos.

Isto se reflete no dia-a-dia das pessoas que estão com poder aquisitivo maior, mais confiança e mandando ver no crediário: brasileiro adora um carnê, como todo mundo sabe... 
O ponto é que o Brasil mais uma vez está na contra-mão da história e enquanto todo o restante do mundo está apertando os cintos, vendo índices de inflação e desemprego nas alturas, aqui tudo continua uma festa... mas, este não é o foco do meu post. Só acho que os brasileiros deveriam ficar mais espertos porque com a Zona do Euro entrando em colapso, como está, cedo ou tarde a merda irá chegar aqui.

Outro fator curioso é a política que nos últimos 5 anos piorou em termos de corrupção, liberdade de imprensa, transparência e abusos de poder, mas o nosso país nunca irá acordar para isto enquanto não tiver Educação adequada a todos, o que certamente não é prioridade para nossos amigos e "letrados" políticos. Muitos por lá não tem qualificação nem para trabalhar de pedreiro, mas esta gente é que está responsável pelas políticas que irão afetar nossas vidas nos próximos anos...

Houve avanços importantes na área social, uma vez que significativa parcela da população entrou para a classe média, mas ainda nas áreas de saúde e segurança, a meu ver, continuamos um desastre. Diariamente vejo nos noticiários desgraça atrás de desgraça, mas o povão não tá nem aí... e isto é muito perigoso!

Fico somente imaginando como seria a situação se o Brasil tivesse ganho a Copa da África do Sul... (ainda bem que não ganhou) caso contrário o povão estaria achando que somos a Noruega...


Outro fator importante é o acesso à internet: entre os brasileiros com mais de 12 anos, 54% costuma acessar a internet (81,3 milhões de pessoas). O Brasil é o 5º país com o maior número de conexões à Internet. Redes sociais como Facebook, Orkut, Twitter etc, antes praticamente inexistentes estão bombando... Extremamente positivo uma vez que está proporcionando aos Brasileiros maior acesso à informação. O problema é que pelo que tenho visto o brasileiro em sua maioria usa o twitter, por exemplo, como MSN ou para sacanagem... e esta não era o conceito por trás do twitter que desde o começo sempre procurou ser uma fonte de informação e serviços e não de interação...muito menos de putaria.

5 anos geralmente operam importantes mudanças físicas nas pessoas e logicamente me afetaram também, mas tenho visto antigos amigos e familiares que se acabaram... Meus pais por exemplo tinham 65 anos quando deixei o país, ainda eram  fortes e ágeis, mas foi um verdadeiro choque para mim ver que aos 70 anos decaíram e muito... velocidade e resistência simplesmente evaporaram-se.

As crianças então, nem se fala... Lukas, meu primeiro sobrinho tinha 5 meses quando parti e agora está com quase 5 anos e tem um irmão Enzo que acabou de chegar...

A (R)evolução tecnológica também está arrebentando... Meu sobrinho tem PS3 e adora computador... com 4 anos? Ainda não sabe nem escrever!

Os padrões de comportamento também me chocaram. Primeiramente, os jovens homossexuais simplesmente saíram do armário na internet e hoje em dia o que se vê online é twitcam com jovens nús e muitas vezes fazendo sexo e mostrando-se sem o menor pudor...

Por outro lado esta mudança de comportamento não se reflete na sociedade em geral uma vez que temos visto nos últimos tempos uma onda crescente de violência e ataques a homossexuais. A Homofobia está aí e deve ser combatida, sem hipocrisia, sem conceitos falidos de entidades como a Igreja, sem preconceito, mas com seriedade e respeito ao ser humano acima de tudo.

Sem entrar no mérito das últimas eleições em si, o fato é que o Brasil agora terá como Presidente, uma mulher, a primeira e espero sinceramente que este seja um momento histórico que contribua para diminuir os "gaps" sociais entre as classes, raças, religiões, sexualidade e principalmente ataque às sequelas desta nação...

2011 está aí e tem tudo para ser um ano de esperança embora economicamente no ambito internacional tem tudo para trazer fortes turbulencias...

Quanto a mim, estou de volta... só não sei o que vai rolar e se continuarei por aqui uma vez que as propostas de emprego que recebi foram novamente para viver no exterior...

God save the Queen, I mean the President!
(Deus salve à Rainha, quer dizer, a Presidenta!)

1 comment:

  1. Seja bem vindo de volta, Marcio. Esperamos todos que o Brasil faça bom proveito desta fase produtiva pra investir em educação e saúde que são áreas preteridas e, a médio e longo prazos, garantia de um futuro melhor.
    Abraços.

    ReplyDelete