About Me

My photo
Sorocaba, São Paulo, Brazil
I am into: Economy, Politics, photograpy, History, books, magazines, graphic novels, musics, movies, IT, networking, culture, friends, travels, cooking, sex...

Thursday, October 21, 2010

Você é daqueles que deixa a vida te levar?


http://www.youtube.com/watch?v=I3P2sLmbeIg
Video: Deixa a vida me levar - Zeca Pagodinho



Com personalidade forte e objetivos bem definidos nunca fui muito do tipo "deixar a vida me levar", mas em alguns momentos senti que a coisa estava indo para outra direção e aí, como diria o Zeca, "...o negócio é deixar rolar..."

No momento, depois de 5 anos morando na Ásia chegou a hora de finalmente fazer as malas e voltar... lutei o quanto pude contra, pois, ainda que longe da família e amigos, realmente adoro viver aqui... Não é tão difícil quanto se possa imaginar, pois internet, e-mails, photo-sharing como Picasa/Flickr, Skype e afins tornaram as coisas muito mais fáceis e as distâncias diminuíram. Você pode aproveitar o lado bom das duas situações e o que é melhor: sem perder o contato com os entes queridos do outro lado do mundo...

Em se tratando de família acho que a "não-convivência" diária acaba por fortalecer ainda mais os laços familiares. Logicamente o fato de que em caso de alguma emergência a volta ao Brasil precisaria de pelo menos 48hrs é uma constante ameaça, mas "...deixa a vida me levar, vida leva eu..."

Em Janeiro deste ano deixei meu emprego... Razões? 

  • Depois de 11 anos trabalhando na mesma empresa simplesmente perdi o tesão, não havia mais desafio. 
  • Deveria voltar para o Brasil e assumir a implantação do SAP local, projeto até que interessante, mas a perspectiva de voltar para o mesmo ambiente deixado anos atrás e trabalhar com as mesmas pessoas me dava calafrios...
  • Também a esta altura do campeonato não estava mais sozinho e tinha que pensar numa segunda pessoa

Moral da estória: negociei a minha saída de maneira a me dar tranquilidade para procurar um novo caminho. 

Sempre tive um sexto sentido/intuição muito fortes e eles me diziam que embora talvez esta tenha sido a melhor época da minha vida, era hora de voltar...
A verdade é que mesmo "sabendo" que deveria voltar resolvi tentar mais um pouco. Well, vamos dizer que os primeiros 3 meses foram mais de relax e descanso do que outra coisa, pois, estive no Brasil e viajei pela Ásia e somente por 2 meses procurei um novo emprego em Singapura. O que posso dizer é que nada do que apareceu, me agradou. Houve ofertas de trabalho nas Filipinas, Indonésia, Vietnam, Camboja e até Singapura, mas nada que valesse a pena. Os três primeiros principalmente são notórios por terremotos, tsunamis e furacões e não pretendo acabar meus dias desta maneira.

Singapura é um lugar muito caro para se viver, por isso decidi mudar para Kuala Lumpur na vizinha Malásia... lugar que adoro e onde o custo de vida é pelo menos 1/3 do de Singapura. Havia outro fator também, meu parceiro é de Kuala Lumpur e muito ligado à família, achei que seria interessante para ele passar alguns meses próximo da família antes de seguirmos para o Brasil...

Quanto a empregos na Malásia, os poucos que apareceram não me atraíram... Houve um  que foi até  interessante: uma empresa de Singapura, com filial na Bahia que queria que eu me mudasse para lá, mas no final das contas, não senti muita firmeza uma vez que o próprio conceito não me pareceu muito claro...

Resumindo, apesar de todas as tentativas posso sentir claramente uma força maior dizendo... Chega! E é aí que me dou conta de que apesar de ser determinado no que quero há momentos em que você deve deixar a vida te levar... este é o meu momento: não é o primeiro e não será o último com certeza.

No começo de Dezembro o contrato de aluguel do atual apartamento acaba... será a hora de empacotar tudo e despachar para o Brasil e para ser sincero esta perspectiva me intimida muito. Primeiro porque significa um imediato retorno a mesmísse, sem as aventuras diárias de viver em outro continente, falar outras línguas e saborear culturas diversas e segundo porque o Márcio que está voltando é outra pessoa, talvez não mais bem vindo à convivência com antigos amigos e mesmo alguns familiares!

"...Deixa a vida me levar, vida leva eu..."

No comments:

Post a Comment